Regras do jogo

EXERCÍCIOS

1er exercício

Filmar num único plano longo : 2’ máximo por plano

(são 3 planos de 2’ máximo cada, sem ligação entre eles) :

1. uma captação de tempo (filmar a continuidade de uma acção, fazer sentir o tempo)

2. uma tensão dinâmica ligada à duração do plano (instalar um dispositivo que o operador – o « filmador » – não controla totalmente)

3. uma transformação plástica no plano.

Cada um destes exercícios pode ser realizado de forma individual (fora do âmbito da escola) ou em grupo durante a oficina.

Idealmente, a captação de tempo será individual e os outros planos em grupo.

2e exercício

Filmar a mesma acção/situação de 2 maneiras diferentes: a primeira em plano sequência, a outra dividindo-o em planos e montando os planos.

Neste exercício, o som deve ter um papel importante.

(O lugar, as deslocações e eventuais diálogos devem ser os mesmos, só os actores podem ser diferentes).

Duração máx. 3’ por cada versão (mas pode ser mais curto!)

FILME-ENSAIO

Realizar um filme entre contar e mostrar.

Uma atenção particular deverá ser dada ao ritmo do filme comportando uma ou mais mudanças de ritmo.

Por vezes, o argumento do filme fica em suspenso e uma personagem (ou o espectador) experimenta a sensação do tempo que passa.

(10’ máximo, além do genérico)

O BLOG

Está acessível desde 10 novembro 2020.

A participação no blog faz parte das regras do jogo ao longo de todo o ano CCAJ.

É uma preciosa ocasião que permite aos alunos conhecerem-se e partilharem a sua experiência através do mundo, antes dos Encontros em Junho na Cinemateca.

Permite também aos pais saber mais sobre a aventura do cinema que os seus filhos estão a viver.

Favorece a comunicação entre os alunos que têm poucas possibilidades de se encontrar, actualmente mesmo a nível regional.a

O blog pode ser dinamizado pelos próprios alunos, se possível. São os seus comentários, que eles irão publicar, ou através dos adultos se necessário.

Ao longo do ano, cada oficina dá conta do seu percurso, publica fotografias comentadas (reperagens, filmagens etc.), fotogramas dos filmes, reacções às publicações dos outros, etc.

Cada um pode escrever na sua língua, mas por favor traduzir igualmente em francês ou em inglês (pelo menos uma parte da publicação)

Para começar:

Antes de 15 de Dezembro de 2020, cada oficina deve publicar uma apresentação do grupo, do lugar onde ela decorre (sala, estabelecimento escolar, aldeia ou cidade, etc.)

Este ano, pode-se tirar em cada sessão da oficina, uma fotografia pela janela (com o mesmo enquadramento), para registar, ao longo dos meses, a alteração da luz e a passagem das estações, diferentes entre cada um dos lugares.

Les commentaires sont fermés.