Regras do jogo

Para ajudar à realização de cada exercício e do filme-ensaio, indicaremos excertos de filmes dentro da tipologia que devem ser vistos por todos os alunos (em função da sua idade). Esses excertos serão colocados online.

Os lugares filmados devem ser lugares escolhidos no exterior dos estabelecimentos escolares. Se tiverem que ser filmados dentro do recinto da escola, no caso de impossibilidade de sair (para os  exercícios), os alunos devem revelar lugares na sua escola diferentes dos lugares comuns (sala de aula, recreio, etc).

EXERCÍCIOS

O exercício 1 deve ser realizado por todos os alunos. Se faltar tempo para realizar os 3 exercícios com o conjunto de alunos, os exercícios 2 e 3 devem ser realizados cada um por um grupo diferente.

1/ Exercício individual (ou em pares), se possível fora do tempo escolar: Apresentar um lugar que seja importante para si, fotografando-o (3 ou 4 fotografias) ou filmando-o (de 1 a 4 planos, no total de 2 minutos máximo). Ter o cuidado de dar conta da sensação que oferece esse lugar. O lugar é apresentado sem personagem de ficção.

2/ Exercício com um pequeno grupo: Escolher um lugar e filmar a entrada desse lugar: filmar um pouco antes e o momento de entrada. Máximo 2 minutos. O lugar escolhido deve ser, se possível, um dos lugares encontrados para o primeiro exercício.

3/ Exercício com um pequeno grupo: Filmar um lugar no presente, introduzindo uma outra temporalidade (por exemplo do passado). Isto deve passar principalmente (mas não exclusivamente) por um trabalho sobre a banda sonora (voz, sons, música…), o som e a imagem podem ser des-síncrones. Máximo 2 minutos.

FILME-ENSAIO

Realizar um filme onde alguém dá a conhecer a uma (ou mais) pessoa(s) um lugar que conhece. Esta descoberta do lugar deve estar associada a uma questão afectiva pessoal de uma das personagens. Reinvestir no filme o trabalho dos exercícios sobre a filmagem do lugar. Duração do filme (genérico incluído): 5 a 10 minutos máximo.

PARTICIPAÇÃO NO BLOG PEDIDA A TODOS

Antes do final de Outubro :
1. Cada oficina apresenta-se em imagens comentadas: o grupo, o lugar onde decorre a oficina: onde se encontra a escola, a sala da oficina, os lugares escolhidos.

Ao longo de todo o ano :
2. Fotografias comentadas da rodagem dos exercícios.
3. Quais os filmes ou excertos de filmes vistos na oficina: fotogramas de filmes e comentários.
4. Fotografias comentadas da rodagem do filme-ensaio.
5. Todas as iniciativas são bem-vindas…

Fotografias e pinturas de lugares : (que serão colocadas online): Escolher, juntar por categorias, imaginar histórias (que tenham acontecido ou venham a acontecer  nesse lugar), dar um título, imaginar uma banda sonora (sons narrativos ou de ambiente)…

Outras sugestões : Encontrar os diferentes lugares de um filme visto integralmente, reunir e organizar fotogramas. Imaginar diferentes pontos de vista sobre um mesmo lugar (de acordo com as diferentes pessoas que o frequentam, em diferentes horários, etc.)…

Les commentaires sont fermés.