Regras do Jogo

Os Exercícios

1/ Plano Lumière
Um plano para filmar o tempo onde vivo : na escola, na rua, no meu bairro, na minha vila, na cidade o no campo …
Cada filme tem um minuto em plano fixo, cor, som (um plano por aluno, ou um plano por 2 alunos). Som original (não som adicionado), salvo se real problema técnico com o vento, por exemplo. Mas o som tem de parecer natural.
Um segundo filme é possível (opcional), filmado em panorâmica, com tripé: movimento regular, iniciado por plano fixo e acabando em plano fixo (duração total: 1 minuto).
Exercício documental (sem mise en scène).

Para cada plano, pensar bem em informar ( para fazer um cartão): nome do autor, a idade, o lugar, o dia e a hora, e a situação (por exemplo : esperar o autocarro, a colheita das castanhas, o recreio da minha escola, etc).
Os primeiros planos Lumière têm de ser entregues até 16 de Outubro, para a projecção do filme de 21 planos Lumière durante a conferência sobre o clima.
É indispensável visionar excertos de filmes sobre a questão do clima antes da filmagem dos planos.
Os professores, cineastas e parceiros culturais são convidados a filmar também eles um plano.

2/ Sensação
Relatar uma sensação meteorológica (a chuva, o vento, o sol, o nevoeiro, o frio, o calor, etc.) filmando uma série de planos curtos (filmagem-montagem ou com montagem final).
Este exercício convida a ser inventivo e a dar atenção ao som.
Duração total para cada sensação : 2´

3/ Estações
Filmar a mesma cena de uma situação simples (com découpage de 2 ou 3 planos e montagem) em diferentes condições meteorológicas: o mesmo sitio, a mesma situação, os mesmos personagens, mas a mise en scène varia segundo as estações (entre Outubro e Março).
Se a situação é filmada  no interior, pelo menos um plano tem de dar a ver o exterior.
Duração da cena : 2´
O filme – ensaio
Realizar um curto filme de ficção sobre uma historia de amor ou de amizade contendo:
1 cabana (abrigo urbano, esconderijo, cabana fabricada especialmente para o filme)
1 cena de solidão ou de indecisão, cuja mise en scène, diálogos, etc, serão decididos e ajustados no próprio dia da filmagem, em função das condições meteorológicas desse dia. As condições meteorológicas deverão ser sentidas na cena.
Interromper a ficção, por momentos para registar fenómenos meteorológicos  (nuvens, céu, chuva)  contribuindo para criar uma emoção.
Duração do filme (genérico incluído) : 5 a 10’ no máximo.
O blog
Antes do fim de Outubro :
Cada atelier apresenta-se : o grupo, o lugar aonde decorre a oficina, onde fica a escola, a sala, quais são o sítios que amamos no nosso ambiente, qual é o clima do lugar onde vivemos, a nossa estação preferida (pode-se utilizar o questionário sobre o clima de Martin de la Soudière que vem junto com o resto da  documentação) …
Ao longo do ano :
fotografias comentadas da filmagem dos exercícios
quais são os filmes e/ou extractos de filmes vistos durante a oficina : fotogramas de filmes e comentários.
Reperage fotográfico de cabanas no bairro. Fotografias das cabanas que serão construídas especialmente para a filmagem dos filmes.
Fotografias comentadas da filmagem do filme-ensaio
Todas as iniciativas são bem vindas : jornal meteorológico do atelier (fotografias tiradas em cada sessão, para ver a evolução das estações, etc.)

 

Retornar

Les commentaires sont fermés.